8.1.07

Disk Craque

Início de ano. É tempo das equipes se articularem para o início de mais uma temporada. Bastidores sempre agitados com renovações, dispensas, contratações bombásticas. E a primeira oportunidade de testar as novidades são os campeonatos estaduais. Pensando nisso, a Federação Goiana de Futebol resolveu "dar uma mãozinha" às 12 equipes que compõem a primeira divisão. Contratou 12 jogadores e resolveu disponibilizá-los em uma espécie de "draft" - como fazem as equipes norte-americanas de basquete da NBA, onde os jogadores jovens vindos das universidades são distribuídos entre as equipes profissionais. O draft goiano funcionou da seguinte forma: A Federação Goiana deu oportunidade aos torcedores, através de um serviço telefônico, que votassem em seu clube de coração. Os clubes com maior número de ligações teriam preferência na escolha dos jogadores contratados.

O "Projeto Craques do Goianão" contratou alguns velhos conhecidos do torcedor brasileiro, como Túlio Maravilha, 37 anos, três vezes artilheiro do Brasileirão e com passagens por diversos clubes do Brasil e exterior; o meia Anaílson, vice-campeão da Libertadores pelo São Caetano; Alex Oliveira, com passagens destacadas pelo futebol carioca, assim como o veterano Yan. Outros veteranos figuram no pacotão da Federação, como Sinval, Paulinho Kobayashi e Aldrovani, por exemplo.

Foram mais de 95 mil ligações, entre 30 de novembro e 27 de dezembro, que definiram a preferência da primeira escolha no draft à Canedense, com mais de 38% dos votos. A equipe de Senador Canedo escolheu o velho Túlio, que ja havia atuado pela equipe em 2006 marcando 9 gols em 6 jogos, ajudando a equipe a ascender a 1º divisão goiana. E o artilheiro, conhecido pelos gols, pelo forte marketing pessoal e declarções polêmicas, chegou de helicóptero a cidade e prometeu aos torcedores o título goiano, o gol de número 700 de sua carreira e a artilharia do campeonato. Com pouco mais de 15% das ligações, coube ao Atlético Goianiense escolher o meia-atacante Anaílson para seu elenco. Já o Goiás, apenas o sexto colocado, escolheu Gian. Os outros selecionados no draft foram: Yan (Jataiense), Sinval (Rioverdense), Paulinho Kobayashi (Mineiros), Fábio Luís (Trindade), Aldrovani (Itumbiara), Bruno Reis (Anapolina), Tiano (Goiânia), Esley (Crac) e Alex Oliveira (Vila Nova)

A Federação Goiana pagará aos jogadores, que migrarão sem custo algum aos clubes, salários entre 15 e 30 mil reais, até o final do Goianão. O draft faz parte de uma série de estratégias de marketing, que visamaumentar o interesse do público no campeonato, além de trazer mais torcedores aos estádios.

Lembrando que não é a primeira vez que uma federação usa um servico de "disque" para encaminhar um jogador para determinado clube. Em 1998, após passgem fracassada pelo Valencia, a Federação Paulistade Futebol resolveu meter a mão no bolso para repatriar o meia Marcelinho. Após pagar cerca de 8 milhões pelo seu passe, a entidade criou o "Disk-Marcelinho", onde os quatro grandes do futebol paulista disputavam o craque, através de ligações telefônicas. Naquela oportunidade, o Corinthians foi o vencedor, com mais de 60% das ligações.

Iniciativas, mesmo modestas como a da federação Goiana, podem ser o caminho para a revitalização dos campeonatos estaduais, tão necessárias as equipes de pequeno e médio porte. Mas, ao mesmo tempo, essas medidas também deveriam ser atrativas aos grandes, técnica e econômicamente.

Um comentário:

Thiago Barretos disse...

Realmente a iniciativa é muito boa.
Oxalá que todas as Federações tentassem deixar seusu campeonatos regionais, quase esquecidos, muito mais atraentes...
Sem contar que não são quaisquer jogadores. Todos são veteranos conhecidos e certamente engrandecerão ainda mais o torneio