14.4.10

Ela chegou. Motivo para comemorar?

A Confederação Brasileira de Futebol finalmente deu seu parecer sobre a famosa Taça das Bolinhas, que deveria ser entregue ao primeiro clube que fosse campeão brasileiro por três vezes consecutivas ou cinco alternadas. E ela vai para a sala de troféus do São Paulo, pentacampeão em 2007 (viria a ser hexa e tricampeão consecutivamente no ano seguinte).

O imbróglio, como o leitor deve saber, se deve ao fato de que em 1987 houve dois torneios, um organizado pela CBF cujo campeão foi o Sport, e outro pelo então recém-criado Clube dos 13, que teve o Flamengo como vencedor. Os principais clubes do país disputaram o segundo.

Vejo a questão da seguinte maneira: o dono legítimo da taça é o São Paulo, e o moral é o clube da Gávea. Se a taça é um presente (ou prêmio - não sei ao certo como classificá-la) pela CBF, e o vencedor da competição organizada pela entidade em 87 foi o Sport, não tem conversa. O primeiro a levar cinco troféus pra casa foi o Tricolor. Simples.

Mas se o São Paulo disputou a Copa União e, na época, reconheceu o Rubro-Negro como campeão nacional, deveria ter a dignidade de oferecer a relíquia aos cariocas. Se a CBF tinha alguma dúvida em relação a isso, deveria ter entregue a Taça ao Fla em 1992, ano do reivindicado penta. Ou então ao São Paulo no ano de 2007, já que a justiça brasileira, em decisão de última instâcia - e por isso sem possibilidade de alteração do veredito, já havia afirmado em 1994 ser o time pernambucano o campeão brasileiro de 1987. Coisas da entidade do Ricardo Teixeira.

Uma saída simples e que, a meu ver, ficaria bom para todos, seria fazer duas réplicas da Taça das Bolinhas, para que cariocas e paulistas pudessem exibí-la em suas galerias, e a original indo parar no Museu do Futebol, como um patrimônio e símbolo de uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro. Mas o ego arrogante dos dirigentes são-paulinos e o orgulhoso dos flamenguistas não devem chegar ao acordo. É uma pena.

3 comentários:

Blog do Carlão - Futebol é nossa área disse...

Como diria a outra, tô nem aí pra Taça das Bolinhas.

Jefferson Pacaembu disse...

Esse tipo de trapalhada acaba com a graça de ganhar esse trofeu. Esse amadorismo dos clubes e da confederação enfraquece as competições nacionais, que mudam de regra ano sim, ano não, acabam do nada, de repente voltam diferentes, ai os clubes querem contar os títulos do passado... uma bosta. Isso faz o Palmeiras se dizer campeão mundial, o Santos Epta brasileiro, O Fluminense dever uma série B, o São Caetano não ser campeão brasileiro... uma criatividade sem fim, que é ridícula.

Ricardo disse...

Tenho 46 anos, e sou testemunho da historia. Os clubes, da 1ª divisão, criaram o clube dos 13. Então foi organizado o campeonato de 87, com 2 grupos. O grupo verde e o grupo amarelo, respectivamente os clubes participantes do clube dos 13 e no amarelo, os outros. Ficou acertado e assinado, que o campeão do grupo verde, disputaria o titulo nacional com o grupo amarelo. Porém, o flamento foi campeão do grupo verde, e se recusou a jogar com o Sport, campeão do grupo amarelo. Pura safadeza dos dirigentes rubro-negros. O titulo então, sem contestação, pertence ao Sport.