5.4.14

Clima de decisões

Neste final de semana os principais campeonatos estaduais do país estão chegando ao fim. Pouco comentados nas fases iniciais, seja pelo formato esdrúxulo ou pela concorrência com torneios mais interessantes, como a Copa Libertadores ou a Copa do Brasil, na grande final não Há dúvidas. Estimulado pela rixa local ou pelo simples fato de ver seu time levantar mais um título, o torcedor acompanha.

Confira abaixo, o preview de tudo que está rolando entre os principais estaduais do país...

Campeonato Baiano
Vitória vs Bahia 

Detentor da melhor campanha no campeonato, os rubro-negros aparecem com certo favoritismo sobre os tricolores. Além disso, o Leão foi mais constante durante toda a competição e possui nomes mais tarimbados como Aylton, Marquinhos, Dinei e Juan. Já pelo lado do Bahia, o destaque é o jovem Anderson Talisca, que demonstra muita qualidade e já marcou 5 gols na temporada. A grande curiosidade é o fato de Souza do Vitória e Maxi Biancucchi do Bahia terem atuado até o ano passado pela equipe adversária.  

Jogo anterior (2ª fase: Bahia 2x0 Vitória) 

Chances de títuloOpinião FC: Vitória 70%, Bahia 30%  

Campeonato Carioca
Flamengo vs Vasco 

Mesmo poupando vários jogadores durante a competição por causa da Libertadores, o Mengão possui a melhor campanha e o ataque mais positivo, com 42 gols marcados. Se Leo Moura, Elano e André Santos não devem jogar a partida de ida, o rubro-negro apostará em Alecsandro, que faz ótima temporada. Já os cruzmaltinos confiam em Edmílson, artilheiro da competição com 11 gols e no ótimo setor defensivo formado por Martín Silva, Rodrigo e Luan que sofreu apenas 12 tentos.   

Jogo anterior (1ª fase: Vasco 1x2 Flamengo) 

Chances de títuloOpinião FC: Flamengo 55%, Vasco 45%  

Campeonato Catarinense
Figueirense vs Joinville 

Ao final da 1ª fase, Metropolitano e Criciúma eram tidos como favoritos para vencerem o quadrangular semifinal. Como ambos ficaram pelo caminho, alvinegros e tricolores devem fazer um duelo muito equilibrado. Se o JEC possui uma forte defesa que tomou apenas 10 gols e o rodado Jael no ataque, o Figueira confia na dupla de frente formada por Everton Santos e Ricardo Bueno. Isso sem contar as ótimas bolas paradas cobradas por Marcos Assunção que, machucado, não deve atuar no 1º jogo. 

Jogos anteriores (1ª fase: Figueirense 3x0 Joinville; 2ª fase: Joinville 1x1 Figueirense; Figueirense 1x2 Joinville) 

Chances de títuloOpinião FC: Figueirense 55%, Joinville 45%  

Campeonato Gaúcho
Internacional vs Grêmio 

A dupla Gre-Nal utilizou times mistos durante a competição e ainda assim conseguiu garantir vaga na final com tranquilidade. Atual tricampeão, o Colorado saiu na frente ao passar pelo rival na primeira partida com uma virada de 2 a 1 em plena arena gremista. Destaques para os experientes Dida, Alex, D’Alessandro e Willians, que ao lado de Rafael Moura, que vive ótima fase, vêm fazendo a diferença. Já o Imortal terá de contar com a garra de seus marcadores e com o poderio ofensivo de Barcos, artilheiro do estadual com 13 gols. 

Jogos anteriores (1ª fase: Grêmio 1x1 Internacional; Final (ida): Grêmio 1x2 Internacional) 

Chances de títuloOpinião FC: Internacional ¨65%, Grêmio 35%  

Campeonato Mineiro
Cruzeiro vs Atlético 

Entre todos os estaduais, o Mineiro talvez tenha sido o mais enfadonho. Cruzeirenses e atleticanos priorizaram a Copa Libertadores e nem assim os clubes do interior incomodaram. Invicto e dono do melhor ataque (27 gols) e da melhor defesa (5 gols), a Raposa confia na base campeã nacional em 2013. Julio Baptista, em ótima fase, tem marcado até gols. Pelos lados do atual bicampeão Galo, muitos desfalques, como Rever, Fernandinho, Josué... Quem pode beneficiar-se com isso é Marion, garoto da base que vem marcando seus golzinhos. 

Jogo anterior (1ª fase: Atlético 0x0 Cruzeiro) 

Chances de títuloOpinião FC: Cruzeiro 50%, Atlético 50%  

Campeonato Paranaense
Maringá vs Londrina 

Donos apenas da 3ª e 4ª melhores campanhas, Maringá e Londrina, respectivamente, realizam uma final inédita. Com apenas quatro anos de existência, a Zebra consegue atingir a finalíssima em sua primeira participação na elite paranaense, após eliminar o atual campeão Coritiba. Destaque para a dupla de ataque formada por Cristiano Lopes e Gabriel Barcos. Já o Tubarão que nas semifinais eliminou o expressinho do Atlético comandado por Petkovic, aposta na força de sua torcida e na estrela de seu atacante Arthur. 

Jogo anterior (1ª fase: Londrina 3x2 Maringá) 

Chances de títuloOpinião FC: Londrina 55%, Maringá 45%  

Campeonato Paulista
Santos vs Ituano 

Dono da melhor campanha e com apenas uma derrota sofrida, o elenco santista que mescla a experiência de Thiago Ribeiro e jovens promissores como Gabriel e Geuvânio enfrenta o surpreendente Ituano, graças a incompetência dos seus rivais. Para surpreender o Peixe, o Galo atuará de forma compacta, sem cometer muitos riscos, e depender dos contra-ataques de Rafael Silva ou das jogadas de bola para da do zagueiro-artilheiro Anderson Salles. Em sua sexta final consecutiva, não resta dúvidas, que o time praiano é franco favorito.   

Jogo anterior (1ª fase: Ituano 0x1 Santos)

Chances de títuloOpinião FC: Santos 85%, Ituano 15%  

Nenhum comentário: